Escaladas.com.br

Até o momento, temos 8.687 vias cadastradas em 1608 locais de 402 cidades de 24 estados brasileiros.

Dados da Via Rio de Janeiro > Rio de Janeiro > Irmão Maior do Leblon > Paredão Paulo Ferreira

Ampliar imagem Paredão Paulo Ferreira
Traçado e foto: Miguel Monteza.
Ampliar imagem Paredão Paulo Ferreira
Miguel Monteza no 3º esticão do Paredão Paulo Ferreira. Foto: América
Paredão Paulo Ferreira
proteções de titânio
Via Reformada por André Ilha Marcello Crux


Ver croqui no tamanho original

Imprimir croqui
Paredão Paulo Ferreira Imprimir informações da via
5º VI D3
Cadastrada por: Luciano Bender, em 06-07-2019 às 16:03
Alterada por: Fabricio Vieira, em 28-01-2022 às 22:56
Modalidade: tradicional
Tipo de via: principal
Tipo de escalada predominante: agarras
Extensão: 450 metros
Descrição: Juntamente às vias Baden Powell e Patrick White, o Pr. Paulo Ferreira compõe uma das vias clássicas desta montanha.

Em 2021, foi finalizada a regrampeação de toda a via, com 60 proteções de titânio (incluindo as paradas duplas) e uma chapeleta de inox opcional no final, logo abaixo do cume.

............................................................................

Abaixo, trecho do relato de Miguel Monteza quando de sua escalada em 17/07/2011:

"O 1º esticão foi fácil, e parei no início da horizontal. No 2º e 3º, alguns lances mais longos. O 4º esticão começa com uma reta que inclui o crux (VI), depois vem um zigue-zague e um trapa-mato pra esquerda. O 5º esticão é muito interessante. Lances de agarrência e aderência, e uma cristaleira no final com 1 lance longo, que chega a um bom platô de pedra. O 6º esticão foi uma diagonal pra esquerda, e chegou à base do "terraço" de mato, que atravessamos em seguida. Já em cima do terraço, o 7º esticão começa com um tetinho, com potencial de queda de platô. Não hesitei em segurar no mato ao lado. Depois do 1º grampo, um lance difícil pra esquerda deixa o participante vulnerável. Segui uma longa horizontal pra esquerda, 3 grampos pra cima, e parei.

No 8º e último esticão, o América passou um sufoco... Não encontrou os grampos 46 e 47, e teve que costurar num arbusto pra reduzir o fator 2. Continuou subindo e uma agarra de mão quebrou... O jeito foi subir mais, mesmo se lembrando como era sua última proteção... Encontrou então o grampo 49 destruído pela corrosão (o tarugo acabou, ficando só o olhal). Por sorte, o 48 estava próximo e, dali, ele seguiu pro mato e entrou na diagonal final, pra esquerda. Chegou ao grampo 51 (último) sem achar o 50. Participando, ainda procurei mais pelos grampos, e nada... A vegetação deve ter escondido ou a ferrugem comeu.

Dalí paro cume é uma escalaminhada com muito mato e alguma rocha. No cume, encontrei um grampo pé de galinha mais pra direita, que foi útil pra chamar o América."

O nome da via faz homenagem a um dos conquistadores, o Paulo "Bruxo", que durante a conquista sofreu um grande acidente, caindo por mais de 50 metros, até atingir a base. A história deste acidente é épica no Rio de Janeiro. Felizmente, apesar de bastante machucado, o pior não lhe aconteceu!

............................................................................

O acesso à base se faz por uma escadaria à esquerda do prédio da ONG Ser Alzira de Aleluia, n° 128 da Rua Major Toja Martinez Filho, no Vidigal. No final da escadaria (peça licença pra passar, caso encontre alguém) pule um muro baixo à direita e siga a óbvia trilha em frente até encostar na pedra, e siga então para a esquerda por algumas dezenas de metros até a base da via. Descida por caminhada super-aberta.
Sol o dia todo. Entrar cedo faz a diferença
Fonte: Miguel Monteza / André Ilha
Coordenadas: -22.99217740239023,-43.238161946960446
Equipamento mínimo necessário:
  • 1 corda 60 metros
  • 12 costuras, algumas longas
  • 1 cam #3
Data da conquista: 23/07/1977
Conquistadores (em ordem alfabética):
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Encontrou algo errado? Clique aqui

Outras vias cadastradas neste local